terça-feira, 19 de março de 2013

Convite para leitura e reflexão


Vestindo a camiseta

Vestir a camiseta pode ser apenas a ação de colocar uma peça de roupa. Apenas isso. No entanto, quando ouvimos esta expressão outros significados afloram.

Camiseta de um time, de um partido político, de uma agremiação... de uma posição, enfim. É uma boa metáfora. Impossível não vestirmos diversas camisetas ao longo da vida. Às vezes até mudamos o estilo, mas é inegável que mostramos um pouco de quem somos através daquelas que escolhemos.

E então... se existem tantas camisetas que se ofertam às nossas escolhas, certamente algumas nos despertam maior interesse. De acordo com a personalidade de cada um, as diferentes causas abraçadas podem ser defendidas com argumentos bem construídos, racionais ou apaixonados, ditados pelas doses de emoção e equilíbrio. Isto é totalmente humano!

Se posso defender um ponto de vista, escolho a camiseta do trabalho. Quem veste a própria profissão, faz o melhor. Acredita, busca, desempenha. E quando erra, não trava no lamento, sente que pode refazer e acertar. Pode aprender. É ter consciência de suas responsabilidades. Perceber-se como parte de um todo entendendo que sua falta realmente faz falta. Assim, coloca-se presente e esta presença não é apenas física, é atuante. Oferece o melhor para que o outro também acerte, vibra com o conjunto. Se tem medo, pede a mão. Ao ver o outro com medo, estende a mão.

Vestir a camiseta do trabalho é mais do que cumprir uma rotina. Transcende o acordar cedo e cumprir horários. Significa preencher os horários, fazê-los produtivos, imprimir neles a própria essência. É certo que virão frustrações. Decepções fazem parte do crescimento individual e coletivo. Mas as boas camisetas não se gastam com o uso, reciclam-se. São bandeiras internas, a diferença entre o fazer e o esperar pronto.

Deus nos fez capazes de evoluir, por isso, os erros também ensinam e o entusiasmo pela vida é a grande lição, é o segredo para a realização pessoal.

Sentimo-nos felizes por abraçar uma causa quando amamos, quando deixamos fluir para o mundo os tantos talentos que temos. E o mundo agradece. De tantas e diferentes formas. Permita que estas possibilidades fiquem perceptíveis através da tua própria gratidão.

Há muitos que ocupam-se de “matar o tempo”. Quem veste-se de uma causa, “vive o tempo”. E o tempo passa, inexoravelmente em ambos os casos. Prefiro, então, dizer ao tempo que passa que não seja vão.

Por isso, vestir a camiseta do trabalho é uma renovável fonte, sempre vertente, sempre abundante. Jorram desta a satisfação do dever cumprido, além de esperanças, sonhos, expectativas e maturidade.

Escolha as tuas camisetas. Contribua para as causas que te movem. E lembra-te, acima de tudo, que o teu trabalho é muito importante. É a história que deixas aqui. É parte de ti que se eterniza na história.



Que tenhamos um ano pleno de aprendizagens!
Equipe Diretiva Escola Canoas

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Hoje 06/07/18 o grupo de professores da EEEF Canoas, reuniram-se para realizar a execução do dia "2 DIA D"   com a finalidade de ...